Feliz Desenvolvimento de carreira para 2016!




     
     O ano de 2015 foi muito duro para o mercado empresarial e para os profissionais que atuam neste ambiente. A tônica foi a falta de oportunidades, a falta de dinheiro, sem falar nos índices econômicos brasileiros que tiveram o pior desempenho nos últimos anos. Mas isto não é motivo para descuidarmos e não investirmos em nossa carreira.


     É possível cuidar de nossa carreira profissional com baixo investimento?



     Bem, eu acredito que sim!


     Destaco os 5 princípios no desenvolvimento da minha carreira que aplico diariamente em minha vida profissional:



I-   Estudar e fazer cursos;
II-  Leitura;
III- Experiência e nosso caminho na carreira;
IV- Network e feiras;
V - Idiomas e viagens.

     Abaixo, estarei desenvolvendo o conceito de cada principio e algumas ideias que podem ser aplicadas com custo nenhum ou com um baixíssimo custo. Obviamente que não existe milagre, ou seja, estas iniciativas e estudos nos darão alguns resultados a longo prazo, no mínimo 2, 3...anos:

I-   Estudar e fazer cursos:
     Estudar é o mínimo que podemos fazer para sairmos das trevas da ignorância e nos mantermos atualizados no mercado que desejamos atuar. Vale lembrar que podemos investir em cursos de graduação, ou para quem já é graduado, investir em cursos de aperfeiçoamento. Muitos cursos são pagos e são caros, mas existem várias plataformas na Internet para estudo e o aprendizados de graça e neste caso o investimento é apenas o nosso tempo, agregando crescimento cultural e curricular. O ideal é participar de cursos que nos deem certificados, pois com isto podemos adicionar em nosso portfólio o novo aprendizado. Já fiz uma meia duzia destes cursos, a maioria de altíssimo nível, inclusive em universidades americanas.

II-  Leitura:
    Talvez seja "chover no molhado", mas a leitura é muito importante para o profissional que quiser manter-se atualizado. Não requer muito tempo, ou seja, basta  alguns minutos diários sem usar o Facebook ou Whatsapp e podemos nos dedicar a algum tema relevante para  a carreira. Temos inúmeros títulos de graça na rede, basta baixá-los e ler diariamente algo que agregue em seu conhecimento profissional. 
     Semanalmente, escolho alguns temas e títulos de leitura e pesquiso, isto dá um bom resultado. Bem, o tempo existe, pois é apenas uma questão de prioridade e foco!


III- Experiência e nosso caminho na carreira:
     Esta é a famosa experiência profissional, ou seja, o tempo de trabalho e empresas que passamos e que temos em nossa vida profissional. Também agregando valor ao nosso portfólio de trabalhos e participações nos dando uma maior musculatura de carreira. Esta premissa é simples, é apenas trabalho! Cuidado para não criar limbo e ficar décadas na mesma posição de carreira e em muitas vezes na mesma empresa!

IV - Network e Feiras:
     Primeiramente, temos que ter foco em nosso network e definir qual o grupo de profissionais temos que ter contatos periódicos. No meu time de contatos, procuro dividir em pessoas mais experientes, amigos que troco informações de mercado, ex-colegas de empresas que trabalhei, fornecedores, etc. O mais importante para mim é manter os contatos com uma certa periodicidade, no mínimo uma vez por mês, não menos que isto. Saliento que estes contatos não devem ficar somente no mundo virtual, mas telefonemas e conversas pessoais são importantes.
     Outra ferramenta interessante e muitas vezes de graça, são as feiras, palestras e workshop´s, que são realizadas em nossa cidade. Anualmente, defino pelo menos 2 feiras para visitar e trocar ideias com os expositores e fazer contatos com o mercado, assim sei o que está acontecendo e me faço visto pelos colegas do ramo que atuo.   Bem, quanto as palestras, existem centenas anualmente presenciais e via net...aproveite!
      Lembrando, network não é somente estar no Linkedin ou postar fotos de pratos de comida no Facebook, requer mais trabalho, esforço e suor!

V - Idiomas e viagens:
     Talvez este seja o que tenha que investir um pouco de dinheiro, apesar que já cursei aulas free de cursos virtuais de idiomas e para começar esta habilidade já está bom.
     Quanto as viagens, a cada lugar que visito aprendo algo sobre o local e a cultura do povo, assim abro meus horizontes e vejo outras alternativas de vida. Isto me abre os olhos para as alternativas que temos de vivencia. Claro que nesta alternativa faz-se necessário algum investimento, mas nada que um planejamento e uma pequena poupança a logo prazo não resolva. O importante é manter o foco nesta premissa e não esquece-la, quanto menos a gente espera, as oportunidades de viagem aparecem, inclusive com custos muito baixos. Neste quesito já viajei para feiras de graça...fiquei atento e a oportunidade surgiu.

     Acredito que estas premissas são um conjunto de atividades que temos que "regar" diariamente, semanalmente..., não esquecendo de nenhuma. Talvez em alguns momentos trabalhamos uma mais que as outras, mas as vezes penso:

      Que tipo de profissional fica sem ler livros por dois anos, ou fica sem visitar feiras também por este período e quer ser lembrado?



Abs e Feliz carreira profissional em 2016!

http://pt.slideshare.net/JoaoMayer/desenvolvimento-de-carreira-empregabilidade-dez15