Inflação: Como projetar os índices nas empresas?

     Os sistemas operacionais, os chamados ERP´s, nas corporações são de grande valia para a gestão dos negócios. São eles que garantem a precisão dos principais controles e nos fornecem a maioria dos indicadores necessários para o direcionamento e tomada de decisão nas organizações.

     A maioria dos ERP´s, ou pelo menos, os mais usados no Brasil, vem do exterior, da Europa ou dos USA. Nestas localidades a economia é bem mais estável que a nossa, com índices de inflação e juros baixíssimos.

     Outro fator preponderante nestes lugares, é que a variação dos indicadores econômicos pouco flutua, ao contrário do Brasil, onde temos inflação e juros altos e as quedas ou subidas nos ramos da indústria ou comércio são de 2 dígitos, ou seja, podem subir ou cair 20,30,40% em 6 meses. Somente a desvalorização cambial em relação ao dólar chegou a patamares de 60% em 12 meses!

     Dito isto, uma dificuldade que encontramos nas corporações, no uso dos ERP´s, por exemplo, é:

      Como projetar a inflação de materiais para os próximos 12 meses?


     Como projetar o impacto nos custos com o aumento da mão-de-obra? 



     A maioria dos sistemas operacionais informam os custos passados ou correntes, sem a possibilidade de projetar e criar simulações futuras para prever grandes variações na nossa economia, ou seja, ficamos sem saber onde poderemos chegar e somente ficamos sabendo o que aconteceu, logo nestes casos agimos reativamente. É importante termos uma projeção de variação de custos planejada pela área de Controladoria, mas em conjunto com os setores operacionais e comerciais da companhia, pois assim podemos montar planos de ações para reduzir custos, aumentar preços na ponta e proteger as margens. Está é uma das estratégias que podemos adotar e que responde em parte as perguntas acima.

          Bem, com a estratégia adotada pela organização de trabalhar em equipe nas projeções de custos, ainda temos que nos debruçar no como fazer, sendo que a maioria dos ERP´s não possui ferramentas de projeção...Uma sugestão é "tirar uma foto" dos custos do ano anterior, no caso 2015, e montarmos planilhas mês a mês com os impactos futuros nos aumentos dos materiais, dos custos indiretos e da mão de obra. Com esta projeção, monta-se um plano de ações para cada área da empresa buscar minimizar os aumentos de custos e auferir reduções de custos, esta é a dica.